Buscar
  • amarsi

1. Escolha do Material

O primeiro princípio do Guia de Design Circular criado pela Nike é a Escolha do Material.

Como já explicado em um post anterior (clique aqui para entender), a Nike criou um guia inteiramente gratuito chamado Guia de Design Circular, esse material serve como referencia para as novas marcas ou mesmo antigas que queiram se adequar ao novo mundo e se tornar mais sustentáveis e amigas do meio ambiente.

O guia é composto por 10 princípios sendo o primeiro a Escolha do Material, aquela materia prima pirncipal que será usada no projeto de interesse do design. Cada princípio é composto por diversas questões que nós como consumidores, marcas ou designs devemos nos perguntar antes de decidir qual projeto ou produto final será criado de forma menos impactante para o planeta.

Então vamos começar: - Quais materiais necessários e ideais para o projeto? - Baseado no impacto ambiental, como esses materiais poderiam ser menos nocivos? - Como usar materiais reciclados? - Se considerarmos usar materiais naturais que processo é necessário para transformá-lo no produto final? Qual a diferença dele para os tradicionais? (em relação a impactos sobre a agua, co2 e resíduos) - Se seu produto usa material não renovável, é possível ele se degradar ou ser reciclado? - É possível usar acabamentos alternativos para diminuir o impacto ambiental? - Qual metodo de tingimento é necessário para seu produto? É possível fazer alguma mudança para diminuir o impacto nesse processo? - Como minimizar o uso de produtos químicos em seu projeto? - A mistura de materia prima limita ou impede a reciclagem? - De que maneira seus fornecedores aderem as praticas circulares sustentáveis? - Como a escolha de material aumenta o ciclo de vida do produto ou a durabilidade dele? - Como a escolha de matéria prima pode permitir a renovação de um produto?


Se liga na AMARSI: No nosso processo de criação de marca, nos perguntamos como poderíamos ser uma marca prática e funcional para esporte mas que por outro lado agredisse menos ou o mínimo possível ao meio ambiente. Foi com esses questionamentos, e com muitas pesquisas que encontramos nossa maior fornecedora de tecido hoje, a Santaconstancia (temos um post explicando o trabalho deles como tecelagem, e seus posicionamentos em relação aos impactos ambientas das industrias têxtil, clique aqui e veja).

Decidimos trabalhar com a santa por ser a única tecelagem Brasileira que desenvolveu tecidos biodegradáveis, produzidos coma máxima redução de co2 no processo, e tingidos com agua de reuso, feita através de uma pareceria direta com a Sabesp.

A amarsi continua sempre pesquisando fornecedores que se preocupam com a sustentabilidade assim como nós, e que desenvolvem projetos dentro de suas próprias empresas que minimizam os impactos ambientais. Além da delicada escolha dos fornecedores, nós tambem nos preocupamos com a durabilidade dos nossos produtos, e não aceitamos nada que seja de má qualidade e que em algumas lavagens se tornem inúteis para o uso. Todas as nossas peças sofrem um teste de lavagem para poderem ser levadas a maquina de lavar e continuarem intactas por anos, obviamente que as peças que não são aprovadas continuam a ser usadas por nós, mesmo que com seus pequenos defeitos, nada se torna realmente tão impróprio para o uso.

As questões são importantes de serem feitas, e as respostas muitas vezes difíceis de serem encontradas, mas nada é impossível, e o prazer de fazer a diferença e se sentir diferente em um momento em que precisamos nos torna felizes e realizados.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo