Buscar
  • amarsi

"Felicidade - a prática do bem-estar"

Com certeza, em algum momento da vida, todos nós já paramos para nos questionar. "Sou feliz?" "Me considero uma pessoa feliz?" ou até mesmo "Como faço para ser feliz plenamente?"



Um dos livros que li ultimamente chamava Felicidade – a pratica do bem-estar, e foi escrito por um francês chamado Matthieu Ricard. Ele era pesquisador em genética quando decidiu abandonar tudo e se tornar um monge no Tibete, assim ele virou o tradutor do Dalai Lama, e começou a fazer pesquisas sobre o efeito da meditação no cérebro. Além de toda essa influencia, ele é considerado o homem mais feliz do mundo, e quem aqui não está sempre buscando pela felicidade plena e eterna?


Vamos lá, para Matthieu a felicidade não é só sentida em alguns momentos da vida, ou é apenas uma sensação que acontece e passa em seguida, ela é na verdade um estado de ser, e pode estar relacionada a como nos comportamos diante da vida e do mundo em que vivemos.

A felicidade também é uma maneira de interpretar o mundo, pois, se as vezes pode ser difícil transforma-lo, sempre é possível mudar a maneira de vê-lo” Matthieu Ricard.

Felicidade, a pratica do bem-estar. Além da interpretação das coisas que nos rodeiam, a felicidade é um equilíbrio emocional que se desencadeia da compreensão de como funciona nossa mente e nossos pensamentos, por isso ela pode ser alcançada com a prática de meditação, que é o caminho mais claro e lucido dessa compreensão. Outra receitinha que o autor nos dá para a felicidade, é aprender a aceitar os nossos erros e as nossas qualidades positivas.



SUKHA, uma palavra em sânscrito para um estado de ser que define o que buscamos como meta na vida. Sukha significa o estado de plenitude e bem-estar duradouro que se manifesta quando nos libertamos da cegueira causada pela mente e emoções aflitivas. É também a compreensão de ver o mundo como ele é, sem véus ou distorções. Por ultimo, a alegria de alcançar a liberdade interior e a bondade amorosa que reflete em direção aos outros.

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo